quinta-feira, 18 de abril de 2024

Peanuts - "The Complete Peanuts" - Charles M. Schulz


Peanuts
"The Complete Peanuts"
Charles M. Schulz
Fantagraphics Books
(Edição em 26 volumes)

Charlie Brown, Snoopy e seus amigos vieram ao mundo no dia 2 de Outubro de 1950, pela mão desse génio chamado Charles M. Schulz. “The Complete Peanuts” tem-nos oferecido a totalidade das tiras diárias e páginas dominicais dos Peanuts e cada volume oferece-nos uma introdução de um convidado que nos fala da sua ligação com estas famosas personagens da banda desenhada e por “The Complete Peanuts” já passaram nomes como Walter Cronkite, Matt Groening, Bill Melendez, Alex Baldwin, Diana Krall, Barack Obama ou Jonathan Frazen.

Charles M. Schulz

Em Outubro de 2016 foi publicado o 26º volume e último da obra integral dos Peanuts. Em Portugal as Edições Afrontamento publicaram os seis primeiros volumes ou seja as tiras e páginas dominicais desde 1950 até ao ano de 1962, tendo interrompido a sua publicação o que lamentamos profundamente, já que estas queridas personagens criadas por Charles M. Schulz surgidas pela primeira vez em meia-dúzia de jornais norte-americanos revelaram de imediato toda a sua magia, que se tem prolongando e estendido ao longo dos anos pelo mundo fora e bem mereciam continuar a serem editadas em Portugal, nestes fabulosos álbuns.

Peanuts

Recorde-se que os Peanuts, nas suas tiras diárias no nosso país, foram publicados no Diário de Lisboa ao longo dos anos, estando presentemente a serem reeditadas a cores no “Correio da Manhã”, tendo surgido nos mais diversos formatos em álbuns ao longo dos anos, revelando-se esta edição intitulada “The Complete Peanuts” a melhor homenagem que se podia fazer ao criador de Charlie Brown, Snoopy, Linus, Schroeder, Lucy, Sally, Marcie, Patty, Woodstock, entre outros.

Charles M. Schulze

A 12 de Fevereiro de 2000, Charles M. Schulz faleceu na sua casa em Santa Rosa, Califórnia e no dia seguinte foi publicada a derradeira aparição dos Peanuts pela mão do seu criador. Charles M. Schulz, nos seus últimos anos, lutou contra a doença de Parkinson, revelando um enorme amor pelos personagens saídos da sua imaginação, continuando a executar as tiras diárias dos Peanuts e as páginas dominicais, segurando uma mão com a outra mão, enquanto desenhava, para assim evitar as tremuras, conseguindo desta forma manter inalterado o conhecido traço das mais amadas personagens da banda desenhada de sempre.

Peanuts

Antes de partir, este génio da BD deixou expresso o desejo de ninguém dar continuidade aos Peanuts. Felizmente o seu pedido foi respeitado, e presentemente temos assistido em todo o mundo à republicação das tiras e páginas dominicais, mas a cores.

Charlie Brown

Charlie Brown, o ingénuo rapaz sempre tão filosófico nos seus pensamentos, um suspiro dele revela-se sempre muito mais produtivo que muitos “intelectuais” da moda, apesar de algum derrotismo por vezes presente nos seus sábios pensamentos

Snoopy

Snoopy, esse ser de forte personalidade, ao mesmo tempo ternurento e irrequieto, que adora dormir no telhado da sua casota vermelha (as tiras começaram a ser passadas a cores) e depois quando a noite cai e os sonhos o acordam, se transforma num audaz piloto de aviação durante a 1ª Guerra Mundial, sempre em luta com o magnifico Barão Vermelho (célebre piloto alemão da 1ª Grande Guerra), mas também temos o lado intelectual de Snoopy quando enverga o “fato” de escritor, reparem na sua azáfama com a máquina de escrever, quase sempre na bela companhia do seu fiel Woodstock, esse pássaro amarelo, que lhe dedica a maior amizade do mundo.

Linus

Linus e o seu amigo inseparável, esse cobertor que não o larga ou será ele que não larga o cobertor? Gosta também de filosofar sobre a vida de uma forma bem diferente de Charlie Brown.

Lucy

Lucy, a irmã de Linus, cujo passatempo favorito é maltratar todos os rapazes que conhece, em especial Charlie Brown e o seu fiel Snoopy que, ao contrário do dono, sabe sempre responder às provocações da irritante Lucy.

Schroeder

Schroeder, o melómano adorador de Beethoven, que por sua vez é adorado por Lucy, mas que não lhe devolve os afectos da mesma maneira.

Woodstock

Woodstock, esse pássaro que dedica uma eterna amizade ao seu amigo Snoopy, gosta sempre de o acompanhar para todo o lado e divertem-se sempre muito os dois, por vezes até vêm uns amigos dele para ajudar à festa.

Patty

Patty, a deliciosa ingénua do grupo, esse coração de manteiga que tanto nos diverte, apaixonada por Charlie Brown, ainda não compreendeu que Snoopy é um cão.

Marcie

Marcie, a melhor amiga de Patty, também possui uma paixão secreta por Charlie Brown, miúda aplicada nos estudos com os inevitáveis óculos.

Sally Brown

Sally Brown, a irmã de Charlie Brown, ao contrário dele não tem propensão para filosofar e tudo o que diz revela os números baixos do seu QI.

Charlie Brown & Snoopy

Os "Peanuts" são uma banda desenhada incontornável no interior da 9ª Arte, fruto da genialidade de Charles M. Schulz (1922 - 2000),que através do olhar inocente de um conjunto de crianças, nos oferece uma visão do mundo que nos rodeia repleto de humor, mas também de crítica mordaz a esse universo adulto, a que ficamos presos quando crescemos e nos esquecemos de como era maravilhosa e atribulada a nossa infância.

Rui Luís Lima

1 comentário:

  1. Os Peanuts são a banda desenhada de maior sucesso no universo, sendo curioso o facto de o seu criador Charles M. Schultz não gostar do nome "Peanuts", sendo este da autoria do syndicate, preferindo o seu autor o de Charlie Brown, mas com o passar dos anos, a personagem Snoopy irá tomar conta desta banda desenhada que factura milhões por ano, mesmo após o desaparecimento do seu autor. Recorde-se que em 2000 foi dada por terminado o surgimento de novas tiras e páginas dominicais pelo seu autor, que deixou expresso o desejo de não se dar continuação a esta banda desenhada que continua a ser republicada com enorme sucesso em todo o mundo, assim como todos os seus derivados comerciais continuarem a ter enorme sucesso, facturando milhoes para os herdeiros de Charles M. Schulz.

    ResponderEliminar