sábado, 13 de abril de 2024

Michel Vaillant - "O Campeão do Mundo" - Jean Graton


Michel Vaillant
"O Campeão do Mundo"
Arte: Jean Graton
Argumento: Jean Graton
Colecção: Os Clássicos da Banda Desenhada. Série Ouro - nº.15
Páginas 192
Edições Devir
Ano: 2005

Esta obra reúne os seguintes álbuns de Michel Vaillant:

- Circo Infernal
- Pânico no Mónaco
- O Desafio das Muralhas
- A Prova

Embora o formato seja um pouco inferior em termos de dimensões, ao usado nos álbuns de banda desenhada, com o célebre formato A4 das pranchas, o grafismo e as cores apresentam-se de forma perfeita, neste número dedicado a Michel Vaillant e ao seu criador Jean Graton, que é tema de um interessante ensaio que abre este livro.

Jean Graton
(1923 - 2021)

Infelizmente por razões que a própria razão desconhece, ou diremos antes de poupança editorial, os quatro álbuns que se encontram aqui reunidos não possuem qualquer página a separá-los, o que é de lamentar, nem que fosse uma folha com o título era o mínimo dos mínimos.

Michel Vaillant

A abrir este volume dedicado a Michel Vaillant temos o álbum “Circo Infernal” datado de 1969 e que os leitores da revista Tintin (portuguesa) ainda devem estar recordados, porque foi com esta corrida de “Stock Car”, que muitos descobriram Michel Vaillant. Já as histórias seguintes são "Pânico no Mónaco" e "O Desafio das Muralhas" surgiram na década de oitenta, embora o suspense que se tenta criar, seja decifrado a meio das histórias por um leitor mais atento das aventuras de Michel Vaillant. Por fim este volume encerra com o álbum "A Prova" de 2003, que curiosamente irá ter continuação no álbum seguinte, o que se revela uma aposta bem insensata por parte da editora.

Jean Graton

Michel Vaillant que surgiu pela primeira vez nas páginas da revista Tintin (belga) com a aventura "24 Heures" teve a dado momento uma produção industrial que irá atingir a série de forma negativa, fruto dos tempos que vivemos. Por fim uma última nota para referir, que lamentamos a ausência de indicação dos títulos originais e data de publicação dos respectivos álbuns. Apesar destas lacunas temos que saudar a edição deste álbum dedicado a Michel Vaillant e ao seu criador Jean Graton.

Rui Luís Lima

Sem comentários:

Enviar um comentário